

Por décadas, o SketchUp tem sido um dos programas de modelagem 3D mais conhecidos no mundo do design, devido às suas ferramentas de trabalho intuitivas e ao labirinto de acessórios gerados pelo usuário, de bibliotecas de código aberto a plugins . Muitas vezes, o SketchUp é o software escolhido para envolver crianças com arquitetura, devido à sua disponibilidade, flexibilidade e facilidade de uso.
Mais tarde em sua carreira de design, você pode ser perdoado por rejeitar o SketchUp como uma 'ferramenta de novato', um nível iniciante abaixo dos estágios avançados do Revit, Rhino e AutoCAD. No entanto, como o SketchUp evoluiu ao longo dos anos, ele agora contém uma formidável variedade de funções, capazes de produzir resultados complexos e exportáveis de forma organizada e eficiente
Organizar modelos em grupos de objetos, linhas ou figuras é uma das características mais úteis do SketchUp. Criar um grupo é rápido e simples (botão secundário > criar grupo) e permite que você altere uma seção específica do seu modelo (clicando duas vezes nele), sem afetar outras figuras próximas ao objeto. Uma boa dica é clicar duas vezes na superfície recém-criada, selecionando assim faces e arestas, e criar um grupo antes de começar a usar a ferramenta empurrar/puxar ou qualquer outra modificação.